12.12.11

Sobre listas...


Listar é quase um dever de ofício pra mim, eu adoro listas... faço sem nem sentir e quando vejo lá estão, como um oráculo de mim para eu mesmo... faço listas mesmo se jamais consegui obrigar-me a segui-las, elenco mesmo se não me atenho à ordens. As listas são como que uma tentativa de ajustar e dar ordem a um caos perpetuado; elas simplesmente fazem bem pra minha consciência. E, fato notório, quando consigo “ticar” mais que 50% de uma lista, fico com a égua lavada, com a sensação máxima de esforço recompensado (mesmo que tenha sido só o esforço de ter tentado). Quando não listo as coisas, me esqueço, faço coisas que precisavam de pré-requisitos (que coisa mais odiosa que fazer uma coisa que precisa ser antecedida por algo que simplesmente nos esquecemos por falta de lista?), não me atenho às prioridades, faço merda.

Acho que a época mais legal de todas pra fazer listas é o fim de ano... os elencos deste período viram promessas que prometem mudar rumos de histórias tragicamente consagradas e eu gosto muito de ler as relações alheias.

Cá vos dou a conhecer um rol de “promessas” minhas para 2012:

Começar a fazer uma atividade física em uma academia, por mais odioso que isso pareça e por mais absurdo que seja, pagar pra levantar peso e compartilhar aparelhos suados por gente que não se me apetece;

Escrever ao menos um artigo a cada 3 meses (seriam no mínimo 4 no ano todo), mesmo que os parecistas destas revistas pedantes continuem dizendo que eu não sei o significado da palavra parnasiano;

Gastar menos dinheiro do que eu ganho, por que não adianta querer ter dinheiro se ele não dura o suficiente para me dar segurança financeira nas emergências;

Estudar inglês com afinco, por que, gostando ou não, tenho que ter fluência nesta droga se me pretendo um arqueólogo (e chega de matar os últimos pandas com os efeitos colaterais do meu ódio todas as vezes que tenho que ler vários textos em inglês);

Fazer gnochi para alguém que me pedir, mesmo se eu não gosto desta massa e ter prometido só fazer no meu casamento;

Não pensar em voz alta sobre casamento e adoção de filhos (mas até o ano acabar, vou falar tanto nisso que tenho até pena dos meus interlocutores diários);

Amar... essa promessa não tem senão, eu quero ter disposição para amar, com toda a força, com toda a vontade, com todo o desejo.

E vocês, amigos amores, o que listam para o ano que se aproxima? Compartilhem...

4 comentários:

  1. Amigo Ney, gosto muito de ler seus textos, sabes disso. E esse texto das listas me caiu em um momento oportuno, pois também me preparo para listar o que desejo fazer no ano vindouro. Neste caso, pretendo:
    * Sendo um pouco materialista, tentar quitar meu apê e, espero finalmente, poder trocar de carro (não que ele esteja me trazendo problemas, mas antes que eles cheguem, é melhor passá-lo adiante);
    * Estudar. Admito que deixei a desejar na UFPA. Uso o subterfúgio de estar "parado" desde a primeira graduação, mas não poderei me dar ao luxo de passar pelas situações desagradáveis de fim de semestre, com milhões de trabalhos para fazer e parcas horas para pô-los em dia;
    * Como você, estudar o inglês, pois os melhores livros-texto de engenharia, boas músicas e como eu não poderia deixar de citar, os melhores games, invariavelmente estão em língua inglesa e fico aborrecido de não poder compreender uma história, passagem ou conceito importante, por inteiro, devido as limitações da língua;
    * Esse será um dos mais difíceis, mas, vou tentar aprender a cozinhar um pouco melhor, pois, não vivemos em Esparta para comer qualquer coisa;
    * Apesar da falta de tempo, tentar passar o máximo de horas ao lado de Maria Sophia, pois a infância é uma fase única, e veloz. Lembro de quando ela era apenas um bebê recém-nascido, sem muitos movimentos, mas hoje, com 6 meses e muitos movimentos depois, é gostoso chegar em casa e ser recepcionado com um sorriso banguela.
    Bem, essa é a (pré) lista. Creio que, como todos, outras promessas se adicionem, agora ou até mesmo no início do novo ano. Mas, que sempre essas promessas nos tornem pessoas melhores e, por que não mais felizes?!

    Bos Festas e um forte abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. sugestão: rever amigos (como meu amigo Eduardo Cunha) e com eles tomar um chopp e colocar a conversa em dia pelo menos uma vez ao mês

    ResponderExcluir
  3. Ney Antes de mais nada adorei o teu BLOG elegante e charmoso como você. Bem sobre listas adoro elas, sobretudo as listas de coisas mais efémeras e de fácil cumprimento para "ticagem" diária, essas listas de fim de ano gosto apenas para brincar com amigos, mas listas anuais é difícil promessas longas já entendi que não as cumpro mesmo. Deve ser por isso que não casarei pois não gostaria de prometer-me eternamente para ninguém...Enfim sabes que compro agenda de dois em dois anos por conta das listas e para o ano que vêm comprei uma da Capricho que foi pensada para mim e para minhas listinhas rápidas do tipo: Mastigar mais, dia da beleza, passar mais cremes etc...Beijos e Boas festas pra ti!!!!!!

    ResponderExcluir

Escreve ai vai!!!