23.2.10

Sobre desejos...

O mundo é estranho e engraçado, quando não se emputece e resolve ser desgraçado e trágico. Vejam que estou falando isso unicamente porque vivo uma singularidade e vejo as coisas sobre um primas bem particular, o prisma de quem espera o futuro, o por vir.

Em algum momento de minha vida decidi que estudar era a prioridade, resolvi que a cultura, a erudição, as letras e a história eram o que importavam. Hoje chego aos 30 anos sem saber fazer nada de prático, nada que sirva ao mundo capitalista. Sou bom de ler e escrever, mas não bom e prático, sou bom do tipo que disso gosta e que isso faz com prazer e sem titubeios. Ler e escrever são antes de tudo um prazer, mas e se isso virasse profissão, será que meu empenho seria o mesmo? Gosto de ler por deleite, escrevo com prazer, mas e se isso fosse meu ganha pão, seria maravilhoso ou trágico?

Sei que ganhar a vida trabalhando por deleite é privilégio de uma minoria anônima, pois quem recebeu essa graça tem mais é que ficar quieto no seu canto, mas isso não me pode impedir de desejar essa benesse.

Mas se o gênio da lâmpada me aparecesse e dissesse que eu tinha um único desejo e que deveria ser um trabalho, eu ainda assim escolheria um que não me daria deleite: pois eu seria um gênio de lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve ai vai!!!